O Projeto DNA – Painel Informacional On-line de Detecção de Narrativas Antivacina é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic/Ufes) e com o Ministério da Saúde (MS).
O objetivo principal é acompanhar, analisar e dar visibilidade às narrativas desinformativas sobre vacinação que circulam em redes sociais e outras plataformas digitais. A queda nas taxas de vacinação no Brasil nos últimos anos está diretamente relacionada ao aumento da chamada hesitação vacinal, influenciada por boatos, notícias falsas e teorias conspiratórias.
O projeto reúne esforços de pesquisa, ciência de dados e comunicação para enfrentar esse desafio. Entre suas ações estão:
- coleta e análise de milhões de publicações em plataformas como Instagram, Facebook, YouTube, X (Twitter), WhatsApp e Telegram;
- desenvolvimento de ferramentas de acompanhamento em tempo real;
- disponibilização pública de conjuntos de dados, relatórios e painéis interativos;
- apoio a profissionais de saúde e comunicadores na produção de informação qualificada;
- produção científica e tecnológica para fortalecer políticas públicas de saúde.
Mais do que combater a desinformação, o DNA busca criar um ambiente de confiança, fornecendo informações claras e acessíveis para gestores, pesquisadores, profissionais de saúde, imprensa e sociedade em geral.